Idealizado com o objetivo de alertar sobre as causas e sintomas do estresse, o Dia Mundial de Combate ao Estresse é celebrado nesta segunda, 23 de setembro. Segundo o ranking The Mental State of the World que mapeia a qualidade da saúde mental ao redor do mundo, os brasileiros estão entre os que mais relatam sentir estresse e dificuldades com a parte mental de sua saúde.
O estresse, uma resposta natural do corpo a desafios, pode ser prejudicial quando prolongado, afetando o sistema imunológico, cardiovascular e a qualidade de vida. Por isso, conscientizar a população sobre os perigos do estresse crônico e promover hábitos saudáveis é fundamental. Práticas no cotidiano podem ajudar no controle do estresse, como:
✅ Exercícios físicos
✅ Técnicas de relaxamento, como meditação e ioga
✅ Fortalecimento de conexões sociais
✅ Praticar higiene do sono
✅ Praticar algum hobbie
✅ Além disso, ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional também é fundamental para a prevenção do estresse.
O evento destaca a importância de buscar ajuda quando necessário, por isso profissionais de saúde mental podem oferecer suporte e estratégias eficazes para enfrentar os desafios cotidianos.
A terapia com Cannabis medicinal também pode ajudar pessoas com estresse crônico. Dentre as indicações para o uso do Canabidiol (CBD) na saúde mental, as três principais são para a melhora da ansiedade, distúrbios do sono e estresse. Isso se deve por suas propriedades ansiolíticas e relaxantes.
Um estudo investigou os efeitos ansiolíticos do CBD de espectro total e o impacto na cognição em pacientes com ansiedade por 4 semanas. Os pacientes relataram melhorias nas medidas de humor, distúrbios do sono, qualidade de vida e funcionamento executivo com poucos efeitos colaterais, esses achados podem ser benéficos para pessoas com estresse.
➡ O uso de Cannabis medicinal deve ser prescrita por um profissional experiente em terapia canabinoide.
Depois de todas essas informações, que tal aproveitar essa data para refletir sobre sua rotina e fazer pequenas mudanças que podem ter um grande impacto na sua saúde mental?
Ref: mentalstateoftheworld.report | pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33602344/