Julho Verde é uma campanha de conscientização promovida no Brasil com o objetivo de alertar a população sobre os cânceres que afetam a região da cabeça e pescoço. A iniciativa visa educar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessas doenças.
Há uma variedade de tipos de câncer que podem ocorrer nas seguintes áreas:
✅ Cavidade Oral: Língua, gengivas, palato, assoalho da boca
✅ Faringe: Nasofaringe, orofaringe e hipofaringe
✅ Laringe: Câncer de laringe e cordas vocais
✅ Seios Paranasais e Cavidade Nasal
✅ Glândulas Salivares
Os sintomas dos cânceres de cabeça e pescoço podem variar conforme a localização do tumor, mas os mais comuns incluem:
✅ Feridas na boca que não cicatrizam
✅ Dores persistentes na garganta
✅ Dificuldade para engolir
✅ Rouquidão ou alterações na voz
✅ Nódulos no pescoço
✅ Sangramentos incomuns na boca ou nariz
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos cânceres de cabeça e pescoço, sendo os mais relevantes o tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecções por HPV, má higiene bucal e histórico familiar de câncer.
Muitas pesquisas já comprovaram o potencial terapêutico do Tetrahidrocanabinol (THC) e Canabidiol (CBD) em pacientes com câncer, porém um estudo israelense mostrou que os canabinoides menores – presentes em menor quantidade nas flores de Cannabis -, podem ajudar pessoas com câncer de cabeça e pescoço.
Os pesquisadores testaram 24 tipos diferentes de extratos e o que se saiu melhor tinha uma combinação de CBD com CBC (Canabicromeno) em uma proporção de 2:1. Com base nesta pesquisa, esses compostos podem fornecer propriedades anticâncer adicionais, além dos efeitos paliativos dos quais os pacientes com câncer podem se beneficiar.
➡ Com isso, o desenvolvimento de uma fórmula mucoadesiva tópica para uma futura aplicação de canabinoides únicos à lesão de câncer da mucosa oral se mostra promissora.
Doi: 10.3390/cancers15020497