Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, criada para incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e a conscientização sobre o tratamento. A ação acontece anualmente durante o mês de outubro.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A conscientização sobre a doença é essencial para que mais mulheres realizem exames preventivos, como a mamografia.
Entre os principais fatores de risco para o câncer de mama estão histórico familiar, idade, e estilo de vida. Fique atenta a sinais como caroço no seio ou na axila, alterações na pele ou no formato dos seios, vermelhidão ou escamação no mamilo e secreções e dor no mamilo.
Adotar hábitos saudáveis como manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e gerenciam são algumas formas de prevenir o câncer de mama. Realizar o autoexame e exames de rotina também é fundamental.
O tratamento do câncer de mama inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Além disso, os efeitos antieméticos, analgésicos e ansiolíticos dos canabinoides proporcionam uma melhoria na qualidade de vida aos pacientes com câncer. A Cannabis medicinal pode trazer alívio da dor, das náuseas e da anorexia induzidas pela quimioterapia.
A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento
do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.
Procure seu médico regularmente, realize os exames recomendados e, caso precise, informe-se sobre terapias alternativas como o uso da Cannabis medicinal para melhorar sua qualidade de vida.
Referência: AC Camargo | Kisková, T et al. Future Aspects for Cannabinoids in Breast Cancer Therapy. Int. J. Mol. Sci. 2019.