Conheça o THCV: Composto de Cannabis que pode ajudar no controle do peso e do diabetes

Arte - THCP

Você sabia que a Cannabis medicinal possui um composto que tem potencial para controle da diabetes e auxílio na redução do peso?

O que é o THCV?

O Tetrahidrocanabivarina (THCV) é um composto natural da Cannabis parecido com o Tetrahidrocanabinol (THC), porém sem efeitos psicotrópicos*. 

Ele age de forma diferente nos receptores do Sistema Endocanabinoide (SEC) e, pode, inclusive, reduzir os efeitos psicotrópicos do THC. 

Propriedades metabólicas

O THCV ajuda a diminuir o apetite e tem mostrado potencial para tratar a obesidade. 

Além disso, o THCV pode ajudar no tratamento da síndrome metabólica e do diabetes tipo 2, sozinho ou junto com outros tratamentos. 

O que é a Síndrome Metabólica?

É um conjuto de doneças cuja base é a resistência insulínica, aumentando o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e derrames. 

As principais características são: 

  • Obesidade central, ou seja, acúmulo excessivo de gordura abdominal
  • Níveis baixos de “colesterol bom” (HDL) e níveis elevados de triglicerídeos
  • Diabetes ou intolerância à glicose
  • Hipertensão arterial

Controle da insulina

Pesquisas mostraram que o principal efeito do THCV foi a melhora nos níveis de açúcar e insulina no sangue, além de reduzir a gordura no fígado. Por isso, o canabinoide pode ser útil no tratamento de diabetes tipo 2. 

Redução do apetite e controle do peso

O THCV atua na melhora da sensibilidade à leptina, um hormônio que regula o apetite e o gasto de energia.

Com isso, o corpo responde melhor aos sinais que controlam a fome e o metabolismo, o que pode ajudar no gerenciamento do peso. 

Redução da adipogênese

Adipogênese é o processo pelo qual o corpo forma novas células de gordura. O THCV pode reduzir esse processo, limitando o armazenamento de gordura no corpo e ajudando no emagrecimento. 

Prescrição somente por profissionais com experiência

O uso do THCV deve ser prescrito por profissionais habilitados em terapia com Cannabis medicinal, pois o tratamento é individualizado. 

Além disso, o acompanhamento contínuo é essencial para garantir a eficácia e segurança do paciente.

*Substância que atua diretamente no sistema nervoso central, causando variadas reações no organismo e alterações de humor, de percepção e compreensão da realidade, do modo de agir, etc. 

Referência: Abioye A et al. Δ9-Tetrahydrocannabivarin (THCV): a commentary on potential therapeutic benefit for the management of obesity and diabetes. J Cannabis Res. 2020.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn