Blog

Tegra Pharma é um dos destaques do 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil

O estande da Tegra Pharma foi um dos destaques do 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. O evento, realizado entre os dias 9 e 12 de novembro no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba, contou com mais de 120 especialistas convidados e reuniu médicos e pesquisadores nacionais e internacionais.

A programação do evento trouxe atividades como cursos com temas relacionados à neurologia infantil, encontro de familiares, conferências, mesas redondas, hot topics e prós e contras, em salas amplas.

Entre os principais temas discutidos estiveram epilepsia, genética, geração covid-19, interface entre neurologia e psiquiatria, neuroimunologia, neuromuscular, neurorradiologia, neurodesenvolvimento, paralisia cerebral e Transtorno de Espectro Autista.

De acordo com a presidente do Congresso, Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, a programação científica foi elaborada com muito cuidado e atenção condizente com os propósitos da SBNI de trazer conhecimento, experiência e integração da pesquisa com a prática clínica.

Durante os quatro dias de evento, o estande da Tegra Pharma foi ponto de encontro de médicos e pesquisadores interessados em se aprofundar nos benefícios da medicina canabinoide para as doenças neurológicas.

“Apresentamos as nossas soluções e tivemos a oportunidade de cumprir uma de nossas missões: levar conhecimento e informações seguras sobre medicina canabinoide para médicos e profissionais habilitados à prescrição de Cannabis medicinal”, afirma o sócio e vice-presidente da Tegra Pharma, Jaime Ozi.

De acordo com Jaime, a Tegra tem como objetivo se posicionar como líder em educação médica. “Somos incentivadores de ações que promovem a disseminação de informações seguras, que fomentam a realização de pesquisas científicas e proporcionam a troca de experiências. Nós, da Tegra Pharma, acreditamos que o conhecimento é o único caminho para a evolução”, declara o vice-presidente.

Doenças neurológicas e Cannabis Medicinal
As doenças neurológicas estão entre as principais patologias tratadas com derivados da Cannabis no Brasil e no mundo.

Um estudo de 2016, descreveu a experiência de cinco clínicas de epilepsia pediátrica israelenses que tratam crianças e adolescentes diagnosticados com epilepsia intratável com um regime de óleo de cannabis medicinal.

Dados do estudo “CBD-enriched medical cannabis for intractable pediatric epilepsy: The current Israeli experience” (inserir link:

) indicam que o tratamento com CBD produziu um efeito positivo significativo na carga de convulsões.

De acordo com a pesquisa, 89% das crianças relataram redução na frequência de convulsões:

  • 18% relataram redução de 75 a 100%
  • 34% relataram redução de 50 a 75%
  • 12% relataram redução de 25 a 50%
  • 26% relataram redução menor que 25%

Já o estudo “Brief Report: Cannabidiol-Rich Cannabis in Children with Autism Spectrum Disorder and Severe Behavioral Problems—A Retrospective Feasibility Study” ( inserir o link: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-018-3808-2?link_id=17) avaliou a tolerabilidade e eficácia da cannabis rica em canabidiol, em 60 crianças com TEA e problemas comportamentais graves (idade = 11,8 ± 3,5, intervalo 5,0-17,5; 77% baixo funcionamento; 83% meninos). A eficácia foi avaliada usando a escala Caregiver Global Impression of Change.

Os eventos adversos incluíram distúrbios do sono (14%), irritabilidade (9%) e perda de apetite (9%).

O estudo aponta que após o tratamento com Cannabis, os surtos comportamentais melhoraram muito em 61% dos pacientes.

Quer saber mais sobre medicina canabinoide e conhecer as soluções oferecidas pela Tegra Pharma? Clique aqui e agende a visita de um de nossos consultores!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas